Lycio Vellozo Ribas

Tem início hoje o período de entrega da Declaração de Imposto de Renda 2022 – Ano Base 2021. A expectativa da Receita Federal é que sejam entregues mais de 34 milhões de declarações no País e cerca de 2,2 milhões do Paraná (os números são semelhantes ao do ano passado).

O prazo vai até o dia 29 de abril de 2022. Após esta data, o contribuinte que apresentar a declaração receberá multa pelo atraso. A multa é de 1% ao mês de atraso, calculado sobre o valor do imposto devido na declaração, sendo essa multa limitada a 20%

De acordo com o auditor-fiscal José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do Imposto de Renda 2022, o Programa Gerador da Declaração (PGD) estará disponível para download a partir das 8 horas de hoje.

Entre as novidades deste ano, estão o acesso ampliado à declaração pré-preenchida por meio de todas as plataformas disponíveis e o recebimento da restituição e o pagamento de DARF via PIX.

Para o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, é interessante que as pessoas se preparem com antecedência para declarar, já procurando e separando os documentos necessários.