Mobility Now

Frenagem “fantasma” vira problema no Autopilot da Tesla

Queixas de falha aumentaram nas últimas semanas

victor
Victor Bianchin, AB
  • 15/11/2021 - 14:54
  • | Atualizado há 2 anos, 5 meses
  • 53 segundos de leitura

    Muitos usuários têm reportado problemas ao usar a última versão do Autopilot da Tesla. Eles têm se queixado de frenagens “fantasmas”, que é quando o carro freia sozinho mesmo sem haver um obstáculo à frente. É um problema perigoso, pois gera risco de colisões com os carros que vêm atrás.

    O problema já vinha sendo observado por usuários do FDS (Full Self-Driving), sistema de direção autônoma que está em beta e sendo testado apenas por alguns motoristas selecionados. Agora, a Administração Nacional de Segurança no Tráfego em Estradas (NHTSA) dos EUA tem reportado reclamações de usuários do Model Y.

    “Ao dirigir usando o controle de cruzeiro, o veículo ocasionalmente freia repentimanete por razões desconhecidas. Em uma das ocasiões, eu fiquei preocupado que o carro atrás de mim iria bater no meu carro ou ser forçado a tomar outra ação, possivelmente causando um acidente. Quando eu contatei a Tesla sobre minha preocupação, eles disseram algo sobre o software estar evoluindo… sem nenhuma solução disponível”, diz uma das queixas.

    As frenagens fantasmas sempre ocorreram no Autopilot da Tesla, mas o problema costumava ser bastante ocasional, ao ponto de não incomodar tanto. Porém, após a Tesla parar de usar radares e passar a contar apenas com sensores óticos em maio deste ano, a situação pareceu piorar. Atualizações recentes de software também parecem ter agravado o problema.

    A Tesla ainda não se pronunciou a respeito.