IQA projeta lançamento de novos serviços de transformação digital com a marca iQMX

Todas as áreas do Instituto da Qualidade Automotiva atingiram seus objetivos em 2020

Por REDAÇÃO AB
  • 03/02/2021 - 16:56
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
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    O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) encerrou 2020 com saldo positivo e prevê para este ano a ampliação dos projetos em transformação digital, desenvolvimento de novos postos avançados regionais e novas certificações de profissionais, entre outras atividades. Ao todo, no ano passado o IQA realizou 114 treinamentos, com participação de 1.600 profissionais, organizou 57 webinars gratuitos e dois eventos da Trilha da Qualidade, que reuniu mais de 4.100 participantes, com 43 palestrantes e convidados.





    “Os desafios do ano atípico que foi 2020 obrigou o IQA a se reinventar, assim como grande parte do mercado, e os resultados finais surpreenderam bastante”, afirma Cláudio Moyses, diretor executivo do instituto. “Conseguimos desenvolver muito do previsto em todas as áreas, mesmo que de formas adaptadas, e ampliamos em treinamentos, demonstrando com isso que, mesmo em um período de crise, as organizações não deixaram de ser preocupar com a qualidade”, comenta.

    PERSPECTIVAS 2021



    Para 2021, o IQA projeta ampliar as atividades em diversas áreas de atuação (certificações compulsórias e voluntárias de produtos, sistemas e serviços, treinamentos, publicações, estudos técnicos e ensaios), com destaque para projetos de transformação digital, sob a marca iQMX.

    “O foco este ano é acelerar ainda mais as questões relacionadas com transformação digital, com a atualização dos serviços atuais e criação de novos serviços com foco em qualidade, como homologação de software, certificações relacionadas à LGPD e projetos de cybersegurança, que atualmente são alguns dos maiores desafios do setor automotivo por conta da tecnologia de veículos elétricos, autônomos e conectados”, afirma Moyses.

    Com isso, o IQA desenvolveu uma série de novos treinamentos on-line para atender à demanda do setor, como Indústria 4.0 & Transformação Digital na Qualidade Automotiva, LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, Qualidade no Desenvolvimento de Produtos através de Metodologias Ágeis, e Core Tools – com Foco em Transformação Digital. “São treinamentos alinhados à nova necessidade do setor automotivo, que passa a ser cada vez mais digital e conectado”, diz Xavier.

    OUTRAS AÇÕES



    O IQA deve priorizar duas outras ações ao longo de 2021. Uma delas é o desenvolvimento de quatro novos Postos Avançados Regionais, nas cidades de Caxias do Sul e Gravataí (RS), na região Sul-Fluminense (RJ) e em Manaus (AM). A outra é ampliar a atuação do Instituto relacionada com exigências de outras agências reguladoras que influenciam o setor automotivo, além do Inmetro.

    “Por tudo que vimos e vivemos em 2020, temos convicção de que 2021 será um ano de mais avanços na transformação digital, uma vez que ficaram claros os benefícios que a tecnologia proporciona aos negócios e a experiência do cliente, e acreditamos que este é um caminho sem volta, independente da pandemia da Covid-19 ou qualquer outro motivo que impeça as pessoas de ir ao escritório para trabalhar”, finaliza Moyses.