Stoneridge fecha contrato com a Toyota e quer ampliar fornecimento às montadoras

Única fabricante de sensores de estacionamento do Brasil, companhia é responsável pelo equipamento original da linha Yaris e Corolla

Por WILSON TOUME, PARA AB MÍDIA LAB
  • 10/12/2020 - 18:32
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • 2 minutos de leitura
    A Stoneridge Brasil é uma das principais fabricantes de equipamentos automotivos relacionados à assistência ao condutor, como painéis de instrumentos, centrais de infoentretenimento, sistemas de rastreamento e sensores de estacionamento. Este, aliás, merece destaque especial, já que a companhia, desde outubro passado, fornece o item como equipamento original de fábrica (OEM, do inglês Original Equipment Manufacturers) para a linha Yaris, da Toyota.



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    Rickyson Pinelli, head commercial OEM/aftermarket da Stoneridge Brasil lembra que a parceria com a montadora de origem japonesa é antiga, iniciada há aproximadamente dez anos, e que essa é a terceira vez que a empresa ingressa na linha de produção da Toyota (anteriormente produziu sensores para versões especiais do compacto Etios e do Corolla). “Isso comprova que as experiências anteriores foram muito bem sucedidas”, afirma o executivo.

    Agora, a Stoneridge é a responsável pelos sensores de estacionamento de toda a linha Yaris – hatch e sedã. O contrato é uma validação importante para a companhia, que busca ganhar mercado no fornecimento OEM.

    “Existe uma série de parâmetros e de normas técnicas que precisam ser cumpridas à risca quando buscamos fornecer a uma montadora, sob pena de reprovação. Quando falamos da Toyota o desafio é ainda maior, já que a empresa tem parâmetros de qualidade e excelência muito elevados”, lembra Pinelli.



    Ele prossegue: “Muita gente imagina que o sensor só precisa indicar a distância do carro em relação a uma parede”, diz Rickyson Pinelli. O executivo explica que o dispositivo é muito mais complexo do que parece inicialmente: “Existem muitas outras solicitações, como altura mínima dos obstáculos, detecção de objetos em movimento, área de abrangência, necessidade de triangulação das cápsulas dos sensores, nível de precisão da informação, entre muitos outros”, explica.

    INVESTINDO AGORA DE OLHO NO FUTURO



    O fato de a Stoneridge ser a única fabricante de sensores de estacionamento instalada no País representa vantagens para a montadora, como o pronto atendimento em caso de necessidade (tanto comercial quanto de engenharia) ou a amortização cambial – item muito importante, especialmente em momentos como o atual. Mas, como lembra Pinelli, nenhuma fabricante de automóveis fecha negócio com um fornecedor apenas pelo fato de ele estar instalado localmente.

    “É fundamental ser competitivo, seja em termos de custo, seja na tecnologia, mesmo quando se concorre com fornecedores de outros países”, afirma.



    Para a Stoneridge, o novo contrato com a Toyota também representa um passo importante na preparação para os próximos anos visto que há estudos para obrigatoriedade de todos os automóveis produzidos no país serem equipados com sensores de estacionamento. Ser um fornecedor OEM desde já vai proporcionar vantagens estratégicas muito importantes, a fim de que a empresa esteja plenamente capacitada para atender as demandas que o mercado vai exigir no futuro.

    Segundo Luciano Leite, gerente regional de peças de serviços, acessórios e planejamento de projetos da Toyota para a América Latina, há chances dessa parceria crescer. “Estamos iniciando um novo tempo, adicionando ainda mais valor aos nossos produtos com a personalização de nossos veículos. A Toyota iniciou este novo projeto em outubro e pretende expandir ainda mais nos próximos anos. A parceria com Stoneridge garante a excelência na qualidade de nossa marca com produtos genuínos Toyota”, afirmou.

    E a organização vem se preparando há algum tempo para estas novas demandas: a Stoneridge está finalizando investimento de R$ 15 milhões em sua fábrica, localizada em Manaus (AM). Embora já atue também no fornecimento – como OEM – de painéis de instrumentos, módulos de telemática, equipamentos de áudio e centrais de infoentretenimento, a empresa trabalha para, a curto e a médio prazo, ampliar sua carteira de clientes nesta área, além de ingressar no segmento de tacógrafos, no qual a empresa detém importante participação na Europa.

    Além disso, a Stoneridge Brasil faz parte do grupo Stoneridge Inc., detentor da marca Pósitron e que está presente nos mercados de rastreamento, desenvolvendo soluções para clientes corporativos e consumidores finais, e no aftermarket, segmento em que possui participação expressiva com sistemas de alarme, bloqueadores, centrais multimídia, sensores de estacionamento e câmeras de ré, entre outros produtos.

    Já em um futuro um pouco mais distante, a Stoneridge Brasil deve investir no Mirror Eye, tecnologia de câmeras destinado ao uso em veículos comerciais que substitui os espelhos retrovisores, proporcionando mais segurança (o sistema fornece imagens nítidas, independentemente das condições de luminosidade e do clima, além de abranger campo de visão mais amplo), comodidade na hora das manobras e economia de combustível. Por serem menores, as câmeras interferem menos na aerodinâmica do veículo. A Stoneridge Brasil poderá trazer o sistema de alguma de suas unidades no exterior ou produzir o equipamento em sua planta no Amazonas.