- Publicidade -

Marca de biquínis usa tecido biodegradável

Aiyê biquínis é uma opção para quem busca biquínis confortáveis, que duram mais e têm um impacto ambiental mais positivo

Aiyê biquinis biodegradáveis
Os biquínis têm modelos e cores clássicas e são biodegradáveis. Foto: Divulgação | Aiyê Bikinis

A engenheira ambiental e sanitarista Nívea Morena trabalha na área de meio ambiente há alguns anos e, quando precisou procurar uma fonte de renda extra, decidiu vender biquínis. Nívea é cuiabana, mas mora em Balneário Camburiu, litoral de Santa Catarina, onde o produto tem um bom mercado consumidor. Mas, ao pesquisar as marcas disponíveis, descobriu que a maioria não priorizava questões ambientais e socais que são muito importantes para ela.

- Publicidade -

Foi então que a engenheira decidiu criar uma marca própria. O primeiro passo foi a escolha do tecido. Nívea pesquisou e decidiu usar um nylon biodegradável da marca Santaconstacia, o Light – CO2 Control. De acordo com a fabricante, a formulação do fio permite que as peças feitas a partir dele se decomponham em até 3 anos após descarte em aterros sanitários. O tecido é confortável e possui tecnologia anti odor permanente, que inibe a proliferação de bactérias.

A confecção foi terceirizada e a produção local foi priorizada. A empresa Private Label foi escolhida por possuir certificação ABVTEX, por trabalhar com tecido biodegradável e também pelo fato da proprietária ser mulher.

“Sou mulher e sei que ainda existem muitos desafios para a mulher no mercado de trabalho, como a presença feminina como proprietárias de empresas ou em cargos de chefia. Optar por empresas lideradas por mulheres é uma maneira de romper estas barreiras e fortalecer a rede feminina”, explica Nívea.

Mãe-Terra

Foto: Divulgação | Aiyê Bikinis

O nome Aiyê foi escolhido porque traz referências à cultura africana e tem como significado “Terra” em Yorubá. “De acordo com a mitologia africana, Aiyê significa Senhora da Terra, Mãe-Terra, em tempos marcados pelos graves problemas ambientais, o culto a Aiyê torna-se ainda mais importante”, ressalta Nívea que também trabalha com licenciamento ambiental.

- Publicidade -

Uma das representações de Aiyê consiste na concha, então, a logo foi inspirada no rosto de uma mulher preta em que o turbante na cabeça é representado pela concha.

Slow Fashion

A marca foca sua produção no modelo de slow fashion, valorizando quem faz, os processos, respeitando o tempo real de produção e a cultura local. Dessa forma, a missão da marca consiste em contribuir com a sociedade e o meio ambiente por meio de uma empresa transparente e sustentável.

Os produtos têm uma vida útil mais longa e são mais valorizados que os consumíveis típicos. Dessa forma, o tecido escolhido possui alta qualidade e, as coleções são pequenas e possuem modelagens e cores clássicas, pois o objetivo é fornecer produtos que têm longevidade funcional e que permanecem na moda sem necessitar ser substituídos rapidamente devido à “temporada da moda”.

- Publicidade -

Outra escolha foi a adoção da logística reversa, com uma estratégia que incentiva a entrega de peças de biquínis sem uso em troca de descontos em novos produtos da marca.

As peças de biquínis recebidas sem uso e em ótimo estado de conservação serão higienizadas e destinadas para as mulheres em situação de vulnerabilidade. Caso não estejam em condições de uso, as peças serão encaminhadas para empresa especializada em reciclagem do tecido. A utilização de plástico nas embalagens é mínima e os fornecedores locais são priorizados.

Foto: Divulgação | Aiyê Bikinis

Na cadeia econômica, Nívea diz que estabelece relações de comércio justas e estimula o consumo consciente. São priorizadas boas condições de trabalho, salários justos, e a inclusão do maior número possível de mulheres no processo, da fabricação à possíveis revendas. “Infelizmente, as grandes marcas que padronizam as roupas para o mundo inteiro, acabam diminuindo o espaço para as especificidades culturais, desvalorizando trabalhadores locais e consumindo muitos recursos”, finaliza a engenheira.

Para mais informações, siga o perfil da marca no Instagram: aiyebikinis.