Por Chico Regueira, RJ2


RJ é o segundo estado do Brasil com mais lojas fechadas em um ano, diz pesquisa

RJ é o segundo estado do Brasil com mais lojas fechadas em um ano, diz pesquisa

O Rio de Janeiro contabilizou mais de 6 mil estabelecimentos comerciais fechados durante o ano de 2020. Esse resultado colocou o estado como o segundo do Brasil que mais fechou lojas no ano passado.

Os dados fazem parte de uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Eles concluíram que 7% de todas as lojas do RJ fecharam as portas no último ano.

A situação no estado só não é pior do que em Sergipe, na região Nordeste do país, onde 8% das lojas fecharam as portas.

"O movimento aqui tá tudo ruim. Tá ruim para todo mundo. Vendendo nada. Lojas tudo fechada", disse o vendedor Antônio Costa.

Setor de vestuário é o mais afetado

Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, as lojas de vestuário foram as mais afetadas durante a crise. Foram mais de 2 mil estabelecimentos do setor fechados.

Em seguida, com menos 1,1 mil lojas, aparece o setor de alimentos. O comércio de utilidades doméstica ficou em terceiro, com 980 lojas fechadas.

Esses três seguimentos juntos respondem por 70% das 6 mil lojas fechadas no Rio de Janeiro.

Aumento da informalidade

Na opinião do economista da CNC Fábio Bentes, um dos fatores determinantes para a crise no comércio foi o aumento da informalidade em 2020.

"Temos um certo clima hostil de investimento no Rio de Janeiro por conta desse aumento da informalidade. Isso se refletiu proporcionalmente no fechamento maior de estabelecimentos comerciais no Rio de Janeiro no ano passado", comentou Bentes.

Centro do Rio

De acordo com o Clube dos Diretores Lojistas, o Centro da capital fluminense foi a região mais atingida pela crise.

Só no primeiro semestre de 2020, foram 600 lojas fechadas na região, segundo a instituição.

"Tá péssimo, movimento nenhum. Tudo fechado. Só deus sabe. Estamos se arrastando", comentou o vendedor Carlinhos Calheta, que há 34 anos conserta relógios no Centro do Rio.

Lojas fechadas no Rio:

  • 400 lojas fecharam na Zona Norte;
  • 280 na Zona Oeste;
  • 250 na Zona Sul.

Pandemia aumentou a crise

Muitas pessoas podem imaginar que a pandemia da Covid-19 foi a responsável pela grave crise no comércio do RJ. Contudo, os números mostram que a situação já era grave antes da chegada do novo coronavírus.

o tradicional restaurante Esquimó, no centro do Rio, fechou as portas durante a pandemia do coronavírus — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Entre 2014 e 2020, foram quase 32 mil lojas fechadas no estado, o número representa 28% do comércio no Rio de Janeiro.

O número é bem maior do que a média nacional, que foi de 18% no mesmo período.

"O estado do Rio de Janeiro vem num processo de crise bastante longo antes da pandemia começar. A economia no Rio já crescia menos que a economia nacional. Infelizmente, o estado encabeçou o ranking de fechamento de postos de trabalho. Isso prejudica e muito o comercio", disse Fábio Bentes.

VÍDEOS: Os mais vistos do Rio nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!