- Publicidade -

Campanhas coletam 12,8 toneladas de resíduos eletrônicos em 2020

Green Eletron promoveu ações de conscientização sobre a reciclagem de aparelhos eletroeletrônicos sem utilidade

reciclagem eletroeletrônicos green eletron
Eletroeletrônicos coletados pela Green Eletron são encaminhados para reciclagem. Foto: Divulgação

A Green Eletron, gestora sem fins econômicos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, divulgou o seu balanço anual: até dezembro de 2020, foram coletadas 12,8 toneladas de aparelhos eletroeletrônicos, pilhas e acessórios recolhidos apenas em eventos organizados durante o ano. Soma-se a este montante os resíduos descartados regularmente em mais de 414 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) fixos, instalados em diversas cidades do país.

- Publicidade -

Segundo Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron, 2020 foi um ano crucial para a gestão desse tipo de resíduo no Brasil. “Participamos, no final de 2019, da assinatura de um documento federal que estabelece metas de coleta e reciclagem de eletroeletrônicos e que entra em vigência no primeiro dia de 2021”, ele explica, se referindo ao Acordo Setorial para a Logística Reversa de Eletroeletrônicos e seus Acessórios, assinado pelo Ministério do Ambiente, em outubro do ano passado.

Ademir explica ainda que a participação da população é imprescindível para o atingimento das metas, uma vez que os produtos estão na casa dos consumidores. “2020 foi o momento de mobilizar empresas e pessoas, os preparando para o novo cenário ambiental que o Acordo determina. Nossa intenção com essas campanhas era exatamente essa”.

Clique AQUI para saber onde descartar seus eletroeletrônicos sem uso.

Clique AQUI para saber onde descartar suas pilhas.

- Publicidade -

Campanhas e ações ao longo do ano

Durante o ano, mesmo com a pandemia da Covid-19, foram organizadas sete grandes ações, todas pensadas para impactar o maior número possível de pessoas da forma mais segura possível.

Dentre tantas campanhas, a de maior sucesso aconteceu no último mês do ano. Organizada em parceria com a Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o “Drive-thru dos resíduos eletrônicos” foi instalado em frente ao Paço Municipal da cidade e recolheu mais de 8 toneladas de equipamentos sem uso e pilhas sem carga.

A população participou de forma massiva do evento, que ocorreu nos dias 4 e 5 de dezembro, e recebeu os resíduos de pessoas que passavam de carro pela tenda da ação, evitando assim aglomerações.

- Publicidade -

Outro destaque de 2020 foi a instalação de coletores no Metrô de São Paulo, com apoio da Virada Sustentável. A campanha fez parte do calendário de comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônicos – 14 de outubro – e recolheu cerca de 1,6 tonelada de resíduos.

Ações do Dia Mundial da Limpeza, com a instalação de coletor temporário na estação Brás da CPTM (147 kg) e na comunidade Sônia Ribeiro (30 kg), em São Paulo, campanhas em faculdades (1,5 ton), condomínios (206 kg) e com os colaboradores de empresas associadas à Green Eletron (1,1 ton) também fizeram parte do calendário.

Clique AQUI para saber o que pode ser descartado nos coletores da Green Electron.