Maxion produz rodas de alumínio superleves no Brasil

Tecnologia da Maxion permite produzir aros menos espessos e mais leves, sem comprometer a resistência

Por REDAÇÃO AB
  • 18/11/2020 - 18:25
  • | Atualizado há 2 anos, 8 meses
  • um minuto de leitura
    Em tempos em que a redução de peso dos veículos é fator crucial para aumentar a eficiência energética, a Maxion Wheels – divisão da multinacional brasileira Iochpe-Maxion – está trazendo para o mercado nacional o seu aro com tecnologia RRT (Reduced Rim Technology) para rodas de alumínio. Segundo a empresa, a espessura do aro reduzida para apenas 2,15 mm permite fabricar uma roda com até 1 kg a menos, proporcionando uma redução de 4 kg a 5 kg no peso do veículo.

    “Trabalhamos constantemente para atender as necessidades da indústria automotiva em diversas frentes: design, tecnologia, uso de materiais alternativos para redução de peso”, explicou Franz Spring, diretor de engenharia da Maxion e um dos responsáveis por trazer a tecnologia RRT para o Brasil. “A redução de emissões de CO2 é uma das exigências do Rota 2030 e o peso do veículo é fator chave nesse processo; rodas de alumínio ainda mais leves contribuem sensivelmente para a redução da massa suspensa”, acrescentou Spring.

    O RRT é um processo de produção exclusivo da Maxion, que remove todo o material estruturalmente desnecessário, permitindo ter, ao final, uma roda de alumínio mais leve, sem comprometer o estilo, a resistência e o desempenho, como foi comprovado em testes realizados para homologação junto às montadoras, de acordo com a Maxion.

    Essa tecnologia já é utilizada pela Maxion na Europa e agora está sendo implantada também nas rodas produzidas no Brasil, nas fábricas de Limeira e de Santo André – ambas no Estado de São Paulo – que receberam investimentos e mudanças em máquinas, moldes e processos produtivos para garantir a qualidade dos produtos.