Por G1


A expectativa de inflação dos consumidores brasileiros para os 12 meses seguintes subiu 0,1 ponto percentual, para 5,3% ao ano no mês de fevereiro, informou nesta terça-feira (23) a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pelo levantamento.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, a mediana subiu 0,3 ponto.

Segundo a FGV, o aumento da expectativa de inflação segue impactada pelo movimento de alta de alimentos e bebidas, produtos com elevada participação na cesta de consumo dos brasileiros.

"A sustentação dos preços apesar da fraca atividade econômica está associada à concessão dos auxílios emergenciais e aos aumentos das commodities”, afirma Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da sondagem.

A alta da expectativa mediana para a inflação nos próximos 12 meses foi influenciada principalmente por um aumento das expectativas dos consumidores de menor poder aquisitivo: para os consumidores com renda familiar mensal até R$ 2,1 mil a expectativa de inflação registrou aumento de 0,3 ponto, para 6,1%.

Segundo pesquisa Focus do Banco Central, os economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação em 2021para 3,82%, acima da meta central deste ano, que é de 3,75%. Pelo sistema de metas, não haverá descumprimento se a inflação oscilar entre 2,25% e 5,25% em 2021.

Frutas sobem quase seis vezes mais do que a inflação nos últimos 12 meses

Frutas sobem quase seis vezes mais do que a inflação nos últimos 12 meses

Assista as últimas notícias de Economia

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!