Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Indústria reduz previsão de crescimento da economia em 2021

PIB deve avançar 3%, segundo novos cálculos da CNI

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) revisou para baixo sua projeção de crescimento para 2021. Segundo a entidade, a economia brasileira deve crescer 3% neste ano, caso a atividade econômica retorne em maio, as medidas de isolamento social sejam reduzidas e a pandemia, controlada. ​Em dezembro, a alta foi estimada em 4%.

“Esse crescimento é muito pequeno se você pensar que a economia caiu 4,1% no ano passado”, diz o economista-chefe da CNI, Renato da Fonseca, que atribui o resultado ao fraco desempenho econômico.

Em cenário mais pessimista nos cálculos da CNI, a atividade econômica retornaria aos níveis pré-pandemia só em 2022 e o crescimento do PIB seria de apenas 0,6%. Essa visão considera piora significativa da crise sanitária nas próximas semanas e intensificação das medidas de isolamento social, além de taxas de câmbio, inflação e juros mais elevados.

Já o PIB industrial deve ficar em 4,3%. A previsão anterior era 4,4%.​

Com os brasileiros voltando a procurar trabalho, os números do desemprego devem subir, embora o volume de ocupados também possa avançar em 2021. A taxa de desocupação deve chegar a 14,6%, acima dos 13,5% observados em 2020, com um novo recorde no segundo trimestre.

"Durante a crise, muita gente perdeu emprego, não viu perspectiva de conseguir outro e desistiu. Essas pessoas saíram da força de trabalho. Quase metade das que perderam emprego não voltaram a procurar, e devem voltar agora", diz Fonseca.

com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.