Rolls-Royce inicia a construção do maior motor aeronáutico do mundo

A Rolls-Royce começou oficialmente a construir o maior motor aeronáutico do mundo, o UltraFan, que ajudará a redefinir as viagens aéreas sustentáveis ​​nas próximas décadas.

O trabalho no primeiro módulo está em andamento em nossa instalação dedicada de DemoWorks em Derby, Reino Unido, e o motor de demonstração, que tem um diâmetro de ventilador de 140 polegadas, será concluído até o final do ano.

O motor é a base para uma nova família de motores UltraFan em potencial, capaz de impulsionar aeronaves de corpo estreito e largo e oferecer uma melhoria de 25% na eficiência de combustível em comparação com a primeira geração do motor Trent.

Essa melhoria de desempenho é crucial para alcançar a sustentabilidade da aviação. As turbinas a gás continuarão a ser a base da aviação de longo curso por muitos anos, e a eficiência do UltraFan ajudará a melhorar a economia de uma transição da indústria para combustíveis mais sustentáveis, que provavelmente serão mais caros no curto prazo do que o combustível de jato tradicional. O primeiro teste de funcionamento do motor será realizado com combustível de aviação 100% sustentável.

Um investimento significativo foi feito para desenvolver o demonstrador UltraFan e tecnologias associadas pela Rolls-Royce e uma variedade de agências de financiamento, incluindo o Aerospace Technology Institute e Innovate UK (Reino Unido), LuFo (Alemanha) e Clean Sky Joint Undertaking (União Europeia) .

“O projeto UltraFan é um exemplo perfeito de como estamos trabalhando com a indústria para fornecer voos verdes e sustentáveis nas próximas décadas. Apoiado com apoio governamental significativo, este projeto representa a escala de ambição para o setor aeroespacial crucial da Grã-Bretanha", disse o secretário de negócios do Reino Unido, Kwasi Kwarteng. “Empresas como a Rolls-Royce estão desempenhando um papel fundamental à medida que nos recuperamos da pandemia de maneira mais ecológica e estamos comprometidos em dar a todo o setor aeroespacial o apoio de que precisa para inovar e alcançar novos patamares”.


Continua depois da publicidade


À medida que a construção do motor começa, outras peças-chave já estão se reunindo para entrega ao Derby. O trabalho está em andamento no sistema de ventilador de titânio de carbono da UltraFan em Bristol, Reino Unido, e em sua caixa de engrenagens Power 50MW, que é potente o suficiente para operar 500 carros familiares, em Dahlewitz, Alemanha.

O UltraFan faz parte da visão IntelligentEngine da Rolls-Royce - por exemplo, cada pá do ventilador tem um gêmeo digital que armazena dados de teste da vida real, permitindo que os engenheiros prevejam o desempenho em serviço. Quando em teste na nova instalação de £90m Testbed 80 da Rolls-Royce, os dados podem ser obtidos de mais de 10.000 parâmetros, detectando a menor das vibrações a uma taxa de até 200.000 amostras por segundo. Dados que nos ajudam a entender nossos motores e melhorá-los ainda mais.

“Este é um momento emocionante para todos nós da Rolls-Royce. Nosso primeiro demonstrador de motor, UF001, está chegando e estou realmente ansioso para vê-lo construído e pronto para teste. Chega em um momento em que o mundo busca formas cada vez mais sustentáveis ​​de viajar em um mundo pós-COVID 19, e muito orgulho para mim e para toda a nossa equipe saber que fazemos parte da solução", disse Chris Cholerton, Rolls-Royce, Presidente- Aeroespacial Civil. “Estou muito satisfeito que os governos do Reino Unido e da Alemanha tenham nos apoiado para fazer esses investimentos significativos em tecnologia inovadora. O Instituto de Tecnologia Aeroespacial e os programas LuFo, bem como o Clean Sky da UE, ajudaram a nos aproximar mais da realização dos enormes benefícios ambientais e econômicos do UltraFan”.

Os principais recursos de engenharia do motor incluem:

  • Uma nova e comprovada arquitetura de núcleo Advance 3, combinada com nosso sistema de combustão enxuta ALECSys, para oferecer máxima eficiência de queima de combustível e baixas emissões.
  • Pás do ventilador de titânio de carbono e um invólucro composto que reduzem o peso em até 1.500 libras por aeronave.
  • Componentes de composto de matriz cerâmica avançada (CMC) que operam de forma mais eficaz em temperaturas de turbina de alta pressão.
  • Um projeto com engrenagens que oferece potência eficiente para os motores de alto empuxo e alta taxa de bypass do futuro.