Associação das montadoras na Europa elege novo presidente

Oliver Zipse, do Grupo BMW, é eleito novo presidente da Acea para 2021

Por REDAÇÃO AB
  • 08/12/2020 - 15:50
  • | Atualizado há 2 anos, 9 meses
  • um minuto de leitura

    Os CEOs de montadoras que compõem o conselho de administração da Acea, associação das fabricantes de veículos na Europa, elegeram um novo presidente para a entidade: Oliver Zipse, presidente do conselho de administração do Grupo BMW, assumirá o novo cargo em janeiro de 2021 no lugar de Mike Manley, CEO da FCA.

    O mandato tem duração de um ano e pode ser renovado por mais um ano. No caso de Manley, não houve renovação: o executivo da Fiat Chrysler foi eleito em dezembro de 2019 para a gestão de 2020 (leia aqui).

    “O ano de 2021 será crucial para a indústria automobilística da União Europeia (UE) na transição para a mobilidade sustentável”, disse Zipse. “Essa aspiração tem como pano de fundo a pandemia de Covid-19, que atingiu duramente a economia global e nosso setor. No entanto, estamos convencidos da necessidade de unir forças em todos os setores e com líderes políticos para obter o maior impacto no combate às mudanças climáticas. Todas as partes envolvidas precisam contribuir para este objetivo abrangente de redução de emissões”, acrescentou o presidente eleito.

    Segundo Zipse, uma das tarefas mais urgentes é a implantação de infraestrutura de recarga em toda a União Europeia a fim de garantir o uso diário de veículos elétricos.

    “Além disso, precisamos utilizar as inovações mais recentes em toda a gama de tecnologias de transmissão para atender a todas as demandas dos clientes”, completou.

    O executivo está no comando do Grupo BMW desde 2019 e está na empresa desde 1991.

    Atualmente, a Acea representa 16 montadoras de veículos leves e pesados: Grupo BMW, CNH Industrial, DAF, Daimler, Ferrari, Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Ford, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Grupo PSA, Grupo Renault, Toyota, Grupo Volkswagen, Volvo Cars e Grupo Volvo.