Mercedes-Benz lançará vários modelos de veículos feitos com aço verde em 2025

Anúncio da montadora faz parte da ambição de redução da pegada de carbono da empresa até 2039.

A Mercedes-Benz AG é o primeiro fabricante de automóveis a adquirir uma participação acionária na start-up sueca H2 Green Steel (H2GS) como uma forma de introduzir aço livre de CO2 na produção em série. Junto com seus fornecedores de aço, a empresa está reformulando sua cadeia de suprimentos para se concentrar na prevenção e redução das emissões de CO2, em vez de compensação.

A parceria com a HSGS é mais um passo em direção à neutralidade de CO2, que a Mercedes-Benz está perseguindo como parte do Ambition 2039, seu objetivo de alcançar uma frota de veículos totalmente conectada e neutra em CO2 em 2039 - onze anos antes do que a legislação da UE exige.

“Com uma participação acionária na H2 Green Steel, a Mercedes-Benz está enviando um sinal importante para acelerar a mudança na indústria do aço e aumentar a disponibilidade de aço livre de carbono. Como primeiro passo, estamos investindo um milhão de milhões de um dígito. Como parceiro preferencial da startup, lançaremos aço verde em vários modelos de veículos já em 2025 ", disse Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG; responsável pelo Daimler Group Research e Mercedes-Benz Cars COO.

Tecnologia de fabricação livre de CO2

Ao usar um processo de fabricação novo e inovador, a produção de aço no nível do fornecedor é livre de CO2. Em contraste, o aço produzido em um alto-forno clássico emite em média mais de duas toneladas de CO2 por tonelada. No novo processo, o fornecedor usa hidrogênio e eletricidade de fontes de energia 100% renováveis ​​em vez de carvão coqueificável na produção de aço. O hidrogênio atua como gás redutor, que libera e liga o oxigênio do minério de ferro. Ao contrário do uso do carvão coqueificável, ele não produz CO2, mas água. O fornecedor usa eletricidade de fontes 100% renováveis ​​para as necessidades de energia geradas no processo de fabricação.


Continua depois da publicidade


Um sedã Mercedes-Benz é, por exemplo, feito de cerca de 50% de aço, que é responsável por cerca de 30% das emissões de CO2 na produção. Com a parceria, a Mercedes-Benz está enfrentando de forma ativa e consistente um dos maiores desafios da indústria automotiva no caminho para a neutralidade de CO2.

Cadeia de abastecimento de aço sustentável

A Mercedes-Benz e todos os seus fornecedores de aço estão trabalhando consistentemente para reduzir as emissões de CO2 na cadeia de fornecimento de aço no caminho para a produção de aço verde. Além disso, a empresa está comprometida com o fornecimento responsável de aço, contando com a aplicação de padrões reconhecidos e certificados robustos. A Mercedes-Benz é membro da Responsible Steel Initiative e está ativamente envolvida no desenvolvimento de um padrão de sustentabilidade certificável para a indústria do aço. O objetivo é garantir uma produção de aço amiga do ambiente e socialmente aceitável ao longo de toda a cadeia de valor.

A Mercedes-Benz AG busca a meta de uma frota de carros novos neutros em CO2 ao longo de toda a cadeia de valor e fornecimento.

Fornecedores que representam mais de 85% do volume de compras anuais da Mercedes-Benz já assinaram uma Carta de Ambição, concordando em fornecer à empresa apenas produtos neutros em CO2 no futuro. Isso inclui importantes fornecedores de aço. Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz está trabalhando com seus parceiros para aumentar gradualmente a proporção de materiais secundários em componentes e materiais.