Logomarca Indústria 4.0

Fábrica da thyssenkrupp moderniza ferramentaria com tecnologias 4.0

Por: Assessoria de Imprensa      29/10/2020 

A thyssenkrupp, uma das pioneiras em Indústria 4.0 no Brasil, modernizou a ferramentaria de sua fábrica de São Paulo, que produz molas e barras estabilizadoras para o setor automotivo. O departamento, que produz as ferramentas para a linha de produção, passou por uma renovação completa com a adoção de tecnologias de última geração dentro do conceito de manufatura avançada, a fim de aumentar a qualidade e o poder de construção e usinagem de ferramentas de maior complexidade para a empresa.
 
Imagem: Divulgação
O novo centro de usinagem passa a contar com máquinas CNC de cinco eixos, centro de torneamento para usinagem multitarefa, metrologia ótica 3D, tornos CNC, simuladores e softwares CAD e CAM. Com isso, o desenho das ferramentas, feito pela engenharia da thyssenkrupp, é transformado em um programa de computador e carregado diretamente para as máquinas que fazem a usinagem. Todos os sistemas são conectados em um sistema de gerenciamento integrado, desenvolvido internamente pela equipe de especialistas da empresa.
 
Um dos principais aspectos da modernização foi a capacidade de o equipamento de usinagem trabalhar em cinco eixos, em vez de três, como era anteriormente. Isso possibilitou à ferramentaria da planta de São Paulo aumentar o portfólio de ferramentas fabricadas localmente, eliminando a necessidade de terceirização dessa função. Ainda, habilitou a fábrica paulista a produzir ferramentas e vender serviços de perfis complexos para outras divisões do Grupo thyssenkrupp no Brasil e no mundo.
 
"A instalação simboliza a evolução industrial do polo fabril e permite posicionar o centro de usinagem da fábrica entre os mais modernos da thyssenkrupp no mundo, acompanhando os níveis globais de tecnologia e qualidade. Com a inclusão de recursos digitais, além do incremento na produtividade, conseguimos ampliar de forma significativa a segurança dos colaboradores envolvidos no processo de usinagem", afirma o gerente da planta de São Paulo da divisão Springs & Stabilizers da thyssenkrupp, Paulo Rogério de Oliveira.

Gostou? Então compartilhe: