Rodrigo Fonseca/ CMC

O vereador Alexandre Leprevost (SD) enviou nesta quinta-feira (18 de março) à prefeitura um ofício que sugere a antecipação de três feriados para o próximo período de restrição que o município venha a decretar. A sugestão, diz o político, visa reduzir a circulação de pessoas nas ruas, conter o avanço da Covid-19 na cidade e favorecer a economia nos próximos meses.

O ofício inclui a antecipação de três feriados municipais de 2021: Paixão de Cristo, de abril; Corpus Christi, de junho; e Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, de setembro. “A medida já se mostrou eficaz em diversas outras cidades do país. Uma alternativa para tentar evitar o colapso do sistema de saúde nas próximas semanas e, também, acelerar a retomada da economia quando o comércio puder voltar a abrir”, diz Leprevost.

Ainda hoje, a prefeitura da cidade de São Paulo anunciou uma medida parecida para tentar conter a escalada da crise pandêmica. A decisão do prefeito Bruno Covas, porém, foi por antecipar dois feriados municipais d este ano e três do ano que vem, que foram movidos para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril. Entre as datas estão Corpus Christi, Consciência Negra e Aniversário da Cidade.

“Nós também antecipamos os feriados ano passado e, com isos, tivemos uma melhora nos índices de circulação na cidade de São Paulo, com ampliação na quantidade de pessoas que ficaram dentro de casa”, argumentou o prefeito paulistano.